terça-feira, 13 de setembro de 2011

Palestra: Projeto Espaço 21- uma experiência de inclusão



Dia 08/10 - às 9h no auditório da Acipi - Rua do Rosário, 700 - Piracicaba
Informações: 34112142 - 34112146 - downpiracicaba@gmail.com

A palestra será proferida por Carmem Silvia Cerri Ventura .

Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas e coordenadora do Projeto Espaço 21 da Associação Espaço 21, que acompanha famílias e escolas no processo de inclusão escolar de pessoas com deficiência, tendo o Projeto Roma como inspiração e fundamento para este trabalho.

O que é o Projeto Roma?

Em 1991, na Universidade de Málaga, Espanha, surgiu o Projeto Roma, coordenado pelo Professor Miguel López Melero, em estreita colaboração com o Serviço Neuropsicopedagógico do Hospital Menino Jesus, de Roma, na Itália. Num primeiro momento, constituiu-se uma equipe multidisciplinar para avaliar o aprendizado de pessoas com Síndrome de Down de forma mais integrada. A grande questão que tal equipe se colocou foi: A inteligência se define ou se constrói? Ou, em outras palavras, seria possível introduzir melhoras no processo de ensino e aprendizagem em distintos contextos (casa, escola, comunidade) favorecendo uma mudança nos processos cognitivos das pessoas com down?
Os resultados dos estudos e avaliações feitos por esta equipe multidisciplinar redundaram em uma nova abordagem da dinâmica familiar e da didática escolar para pessoas com down, posto em prática por diversas famílias em escolas regulares do Sul da Espanha. Alguns dos alunos mais velhos, que puderam contar com este apoio e envolvimento no Projeto Roma desde o início hoje cursam o equivalente ao segundo grau e chegaram à universidade. A repercussão dos bons resultados obtidos já atingiu vários países da Europa e América Latina, incluindo o Brasil, desde 1998.
A abordagem de Melero em relação à educação de pessoas down e, sobretudo, o modo como tratava o indivíduo down sem a costumeira condescendência dirigida a pessoas especiais, chamaram a atenção dos pais do Espaço XXI e outros grupos de pais brasileiros procuraram, então, trazer o máximo de informação sobre o Projeto Roma. Em maio de 1998, teve início uma primeira iniciativa concreta, na linha do Projeto Roma, com 5 crianças down em idade pré-escolar, do Espaço XXI, em Campinas, SP. Uma mediadora foi contratada pelos pais e passou a observar as crianças em seu período escolar, aportando sugestões, tanto às professoras, como às famílias e às terapeutas destas crianças, com o objetivo de adequar melhor o contexto de aprendizagem e facilitar a inclusão das crianças em todas as atividades escolares e sociais, sem alterações no currículo.
Em dezembro de 1998, um dos pais do Espaço XXI e a mediadora foram à Málaga, participar da reunião do Projeto Roma na Espanha. Firmaram, então, um acordo com Miguel Lopez Melero e trouxeram livros e textos por ele recomendados, para embasar teoricamente a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário